Qualidades do Orador ao Falar em Público

Qualidades do Orador ao Falar em Público

qualidades do orador ao falar em público

Existem muitas qualidades do orador ao falar em público que não podem ser esquecidas. Elas não apenas farão com que você seja lembrado com um palestrante que fez a diferença, abordando temas importantes, como também ajudam a expressar com mais exatidão a mensagem que você quer passar aos seus ouvintes. Entre as qualidades do orador ao falar em público estão memória, habilidade, criatividade, entusiasmo, inspiração, ritmo, voz e vocabulário.

São poucas as pessoas que nascem com as qualidades do orador ao falar em público, mas mesmo que você não tenha elas, ou apenas algumas, é possível alcançar um alto grau de qualidade em seu discurso para uma plateia, embora exija muito treino e dedicação. A grande maioria das pessoas não possuem essas características, pois diferente das escolas da antiguidade, atualmente, os alunos não são incentivados a se expressar adequadamente em público.

Além das qualidades para falar em público, o orador deve saber preparar o seu discurso e segui-lo, para que a sua fala tenha uma ordem lógica, seguindo uma linha de pensamento. Por mais que a pessoa seja um orador nato, é preciso realmente muita experiência para discursar sem preparar nada antecipadamente.

Como usar cada uma das características de um orador

A memória é um item importante para uma pessoa que vai discursar para uma plateia, porque essa qualidade ajuda tanto a dar uma sequência lógica que a sua fala precisa, como a resgatar informações, mesmo que não estejam previstas no discurso, para deixar a sua palestra mais dinâmica. Por mais que seja importante preparar o discurso previamente e até estar com ele em mãos, servirá mais como guia e não para ser consultado a todo o momento.

A habilidade é outra qualidade do orador ao falar em público, a qual será desenvolvida com a prática, pois é o item que permite ao palestrante convencer aos seus ouvintes do que ele está dizendo. Essa característica está relacionada, ainda, com a flexibilidade que o orador tem de adequar o seu discurso de acordo com o público que está presente. Quanto mais distintas as plateias com a quais você se deparar, mais rapidamente terá essa habilidade.

A inspiração é também muito importante e para estar inspirado, a pessoa que fala aos demais deve entender sobre o assunto que vai abordar e, mais do que isso, se interessar e gostar muito dele. A inspiração anda de mãos dadas com a habilidade e também só a experiência vai proporcionar essa qualidade, além de estar intimamente ligada com a sensibilidade do orador, que sabe identificar os anseios do seu público e supri-lo com as informações que ele busca.

A criatividade e o entusiasmo também são outras características importantes de um orador que seguem a mesma linha. A criatividade pode ser manifestada com táticas que o orador usa para prender a atenção dos ouvintes, seja contando uma história que aconteceu consigo mesmo ou que presenciou ou fazendo perguntas ao público para que se sintam identificados, entre outras formas de se aproximar e criar uma relação com o público. Já o entusiasmo pode ser em diferentes níveis, você não precisa esbravejar ou mexer histericamente as mãos para mostrar essa qualidade.

A sua voz já é suficiente para mostrar o entusiasmo necessário, sendo que ela é também responsável para dar seriedade a um tema ou qualquer outro sentimento que você deseja manifestar. Coma voz, entretanto, deve-se ter o cuidado de falar de maneira clara, com as palavras pronunciadas de forma correta e usando um vocabulário que seja de qualidade e que ao mesmo tempo seja adequado à plateia presente. A voz também é a grande aliada do ritmo, junto à respiração, que deve ser tranquila para mostrar segurança sobre o que você está se pronunciando.

GD Star Rating
a WordPress rating system

Deixe um Comentário

Nome (Obrigatório)

Email (Obrigatório - não será publicado)

Website

Message (Obrigatório)


Todos os direitos reservados FalandoEmPublico.com Copyright ©.