Como se apresentar em público

Como se apresentar em público

como se apresentar em público

Queira você ou não, a sua aparência e a forma como você se porta são o seu cartão de visita. Por isso, se faz tão importante saber como se apresentar em público, não apenas em relação à forma de falar para uma plateia, como também a maneira de se apresentar visualmente. Uma série de elementos relacionados estreitamente a sua fala, como ritmo, dicção e ênfase são mais do que essenciais para a qualidade do seu discurso, no entanto, o que você veste também pode fazer toda a diferença na hora em que você tem uma explanação para fazer.

Quando se fala em como se apresentar em público não é preciso necessariamente que você esteja vestido de maneira impecável, com roupas formais ou com vestimentas de grife, mas sim, é importante dar uma atenção especial para as peças do vestuário que mais combinam com cada ocasião. Além disso, uma pessoa ao se preocupar com o que vestir durante um discurso pode se exceder e se vestir muito formalmente quando a ocasião não exige tanto. Como se apresentar em público vai também facilitar a sua interação com o público e se o que você busca é uma aproximação com as pessoas que estão ouvindo o que você tem a dizer, convém se vestir de acordo com os demais.

O que vestir para falar em público

A melhor roupa a ser usada vai depender, principalmente, do ambiente em que você estiver situado. Se você for realizar uma apresentação para o alto escalão de uma empresa, convém assim como a sua plateia, se vestir com trajes formais, mas sem excessos nem extravagâncias. Por mais que você faça o estilo de homem ou mulher que gosta de marcar presença com trajes diferentes, na hora em que você fazer uma explanação deve trajar roupas com cores neutras.

Além de essa atitude ser apropriada para o momento, não vai permitir que o seu público se desconcentre por estar observando os detalhes da sua roupa. O mesmo é possível dizer das saias curtas ou blusas decotadas, se você é uma mulher, o mais aconselhável é evitá-las. Certamente, você vai se sentir mais confortável para se locomover em frente às pessoas que estiverem lhe ouvindo.

Por outro lado, se você estiver palestrando para um público que naturalmente se veste mais informalmente, como estudantes, artistas ou mesmo esportistas, o mais indicado é você também se vestir de maneira descontraída. Além de cativar mais facilmente a sua plateia, você não vai destoar dos demais presentes no local, o que vai eliminar quaisquer condições de hierarquia ou poder. Conforme o tema que você abordar em sua explanação, a inexistência dessas diferenças pode ser muito propícia tanto para você como para o seu público.

De qualquer forma, entretanto, existem momentos em que você vai destoar da sua plateia e isso vai ser normal. Essa situação costuma ser frequente quando o seu público é bastante diversificado ou você representa uma marca e, assim, deve vender a imagem da sua empresa através da sua aparência e do seu jeito de se portar. Ou seja, isso pode ser comum quando você estiver vendendo um produto ou serviço através de uma palestra expositiva, por exemplo.

Porém, a você que está iniciando a sua carreira de apresentações a grandes públicos, vale lembrar que como se apresentar em público, por mais importante que seja, não substitui a necessidade de falar bem para a plateia. Conhecer profundamente o tema que você vai abordar, ser coeso, objetivo, porém, com um discurso empolgante, seja ele qual assunto tratar, é o essencial para alcançar os objetivos traçados diante das pessoas que estão ouvindo as suas palavras.

GD Star Rating
a WordPress rating system

Deixe um Comentário

Nome (Obrigatório)

Email (Obrigatório - não será publicado)

Website

Message (Obrigatório)


Todos os direitos reservados FalandoEmPublico.com Copyright ©.